Você sabe a real importância da saúde capilar? Os problemas capilares podem ser mais complexos do que parecem. O principal é a calvície, mas existem muitos outros!
Nesse sentido, a tricologia aparece como uma ramificação da medicina integrativa responsável pela saúde capilar. Mas no que consiste essa técnica? Em suma, a tricologia é uma área da dermatologia com foco na identificação e tratamento de problemas que afetam o couro cabeludo.
Dessa forma, a tricologia consegue determinar o problema e orientar quanto ao tratamento. O objetivo é buscar uma resolução dele. Ficou interessado? Veja a seguir mais informações sobre essa medicina integrativa e seus benefícios.
Aplicação da tricologia na prática
A tricologia é aplicada pelo tricologista integrativo. Assim, o profissional vai fazer uma consulta preliminar para tentar identificar os problemas capilares do indivíduo. Depois, por meio de um exame clínico, ele consegue der uma visão mais detalhada do problema. E assim, pode determinar o melhor tipo de tratamento.
Além disso, fatores genéticos e outras condições que podem afetar o couro cabeludo são levados em consideração pelo tricologista. Na prática, o profissional vai ter uma visão abrangente do couro cabeludo e do problema que o está cometendo.
Doenças mais comuns do couro cabeludo
A doença mais comum que acomete o couro cabeludo é a calvície, que acontece cerca de 42 milhões de brasileiros. A calvície, por sua vez, possui duas causas principais: a genética e a causa hormonal.
Assim, o tricologista integrativo, por meio da tricologia, vai identificar a causa da calvície para aplicar o melhor tratamento. Mas, além da calvície, existem outras doenças que atingem o couro cabeludo. Algumas são:
- Psoríase: doença que forma escama e manchas no couro cabeludo, ocasionando coceira e sendo gatilho para outros problemas;
- Dermatite seborreica: inflamação no couro cabeludo que ocasiona escamas gordurosas e caspa;
- Micoses: infecções causadas por fungos que atingem o couro cabeludo e outras partes específicas do corpo;
- Foliculite: infecção nos bulbos onde o cabelo cresce, causando coceira e deixando a área dolorida. Isso pode ocasionar infecções mais graves;
- E ainda queda de cabelo por conta de situações específicas. Aqui entra tratamento com quimioterapia, aplicação incorreta de tintura e tratamentos de beleza.
O tricologista tem a capacidade de fazer um exame clínico para encontrar o problema e resolvê-lo.
Tricologia e abordagem integrativa
Como citamos anteriormente, a tricologia faz parte do que chamamos de medicina integrativa. Nesse caso, a técnica faz parte de uma abordagem integrativa. O que isso significa? Na prática, ela não considera apenas os sintomas externos, mas a saúde do paciente como um todo.
Por exemplo, diante da calvície, o tricologista vai tentar identificar as origens do problema e não apenas tratar o sintoma. A calvície, no caso, pode ser um sintoma de um distúrbio mais amplo, o que necessita de tratamento especializado.
Em suma, podemos dizer que a tricologia tem como objetivo restaurar não apenas a saúde capilar. Mas também a saúde do corpo no geral. E, hoje em dia, isso é de suma importância. Afinal, convivemos com poluição, estresse, alergias e outras situações da “vida moderna” (que prejudicam a saúde capilar).
Por que procurar um profissional da área?
A saúde capilar é algo complexo. Por isso, apenas um profissional qualificado será capaz de encontrar o problema e indicar o melhor tratamento.
Além do mais, cada caso é único e fatores diversos influenciam na hora do diagnóstico e tratamento. Por exemplo, predisposição genética, doenças pré-existentes e outros tratamentos são levados em conta pelo tricologista.
Ou seja, o tratamento adequado depende de uma análise abrangente, ainda mais quando falamos em medicina integrativa. O “todo” precisa ser tratado e não apenas a parte específica do corpo. Isso porque uma determinada doença pode causar desequilíbrios e desajustes em diversas partes do corpo.
Assim, a tricologia vai focar no couro cabeludo, mas sem deixar de lado o corpo como um todo. Esse é o conceito da medicina integrativa, que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo todo, inclusive no Brasil.
Mas, para ter acesso a todos os benefícios da tricologia, é imprescindível contar com profissionais qualificados, com experiência nessa técnica. Por isso, o Instituto Shalon by Elizete Kaffer é especializado em dermatologia focada em tricologia.
Por meio de uma abordagem integrativa e humanizada, o Instituto Shalon tem mais de 20 anos de atuação e uma estrutura completa visando o seu bem-estar. Então, entre em contato e veja como a tricologia pode mudar a sua vida para melhor!